Templários SOTI se unem a 29 ramas templárias pela Confederação Templária Internacional São Bernardo de Claraval
A Soberana Ordem Templária Internacional SOTI passou a integrar à Confederação Templária Internacional São Bernardo de Claraval. Foi assinado um Tratado de Amizade e Colaboração mútua com a Ordem dos Cavaleiros Cristãos Templários Jacques De Molay com sede em Roma na Itália e com a Confederação Internacional que unem 29 Ordens Templárias em 25 países.
Pelo presente documento assinado os respectivos Dignatários estipulam e decretam o Acordo e a Colaboração e Fraternidade com adesão em anexo à Confederação Internacional dos Templários de São Bernardo de Claraval - Pobres Cavaleiros de Cristo. Envolvendo-se em apoio mútuo, aos pobres e necessitados, no mais puro espírito cristão, com a realização de projetos humanitários, sociais e culturais, também através da organização de momentos comuns de estudo, pesquisa e espiritualidade, dando-se fraternidade , suporte, disponibilidade, conhecimento e divulgação.
A Criação da Confederação Templária Internacional foi para atender ao pedido de Sua Eminência Reverendíssima Cardeal José Saraiva Martins Protettore Spirituale da Associazione Poveri Cavalieri di Cristo di San Bernardo di Chiaravalle. Segundo o Grão Prior Internacional e Legado Magistral para a Supremus Ordo Templi Internationalis Fr.+++ Luiz H. T. Chaves: "O caminho para o novo reconhecimento da Ordem do Templo começa a ressurgir oficialmente com a união das Ramas Templárias Católicas, pois ambas comungam da mesma profissão de fé e objetivos da antiga ordem dos Pobres Cavaleiros de Cristo e do Templo de Salomão"
O Capelão Internacional da SOTI Padre Fr.++ João Bosco ressalta: "É necessário que as ramas templárias de todo o mundo se firmem na fé como verdadeiros cristãos e na obediência a Igreja Católica Apostólica Romana, pois só assim é que será possível dar início à aproximação oficial da Santa Sé".
Diante do novo Tratado assinado pela SOTI o Prior do Brasil e Capelão de Minas Gerais Diácono Fr.++ Cairo T. Bizzinotto acrescentou: "Sabemos que este é um pequeno passo, porem toda caminhada se inicia com um primeiro passo. Até a chegada devemos manter firmes na fé Católica e na execução de nossos trabalhos sociais frente aos mais necessitados, agindo sempre pelos ensinamentos de Jesus Cristo"