Soberana Ordem Templária Internacional realiza retiro de formação para os novos Cavaleiros e Damas no Mosteiro dos Monges Cistercienses

02/05/2023

Foi realizado, no dia 30 de abril, no Centro Pastoral do Mosteiro dos Monges Cistercienses, na Abadia de Nossa Senhora de São Bernardo em São José do Rio Pardo-SP, o retiro de formação para os novos Cavaleiros e Damas Templários da Soberana Ordem Templária Internacional (SOTI). O formador e historiador oficial da SOTI, Irmão Roger Nunes Villa, responsável pelos estudos de formação monástica dos postulantes e iniciados abordou detalhadamente os seguintes temas: a espiritualidade beneditina, os desafios de ser um Cavaleiro Templário nos dias atuais, São Bernardo de Claraval e os Cavaleiros Templários, mitos e verdades sobre o verdadeiro Santo Graal e a Fé Católica Apostólica Romana. O Ir. Roger Villa terminou sua palestra da seguinte forma: "O verdadeiro Templário, nos dias de hoje, é aquele que, mesmo diante dos seu problemas cotidianos, tem a humildade de colocar a sua espada diante de Maria Santíssima e se entregar ao coração de Jesus diante das batalhas da vida".

O Diretor Espiritual da SOTI, Abade Dom Paulo Celso Demartini, O. Cist., falou sobre as virtudes, valores, espiritualidade Cisterciense e fé. Dom Paulo, que se destaca pela sua dedicação na formação monástica pelos meios de comunicações sociais, explanou também sobre a vigilância da fé e as tentações que sofremos em nossa vida. Segundo Dom Paulo, "nós temos que estar sempre em vigilância e oração, pois o mal nos ronda o tempo todo e, somente pelo sangue de Cristo, é que podemos chegar ao céu. Sem Jesus e Maria no coração não há como entrar no céu".

Durante o retiro espiritual ficaram em exposição para veneração as relíquias de São Bernardo de Claraval e São Bento, que são custodiadas pelo Mosteiro dos Monges Cistercienses da Abadia de Nossa Senhora de São Bernardo. As relíquias são classificadas como relíquias de Primeiro Grau, pois se tratam de fragmento de ossos dos santos. A Igreja Católica classifica as relíquias em três graus, conforme ordem de maior a menor importância, sendo: primeiro grau: parte do corpo (tais como ossos, unhas, cabelo, sangue etc.); segundo grau: objetos de uso pessoal do santo (tais como roupas, cajados, crucifixos etc.); terceiro trau: objetos que apenas eventualmente tocaram o corpo do santo (lenços, pedaços de pano etc.).

O retiro contou com a presença de 30 participantes, entre sargentos de capítulo, damas e caveleiros, além do Capelão da SOTI, Reverendíssimo Pe. Antônio Carlos F. do Couto.

Fotos e fonte:  Abadia Nossa Senhora de São Bernardo - Ordem dos Cistercienses