O Significado de ser armado como um Cavaleiro/Dama Templário nos dias de hoje

02/05/2020

Queridos Irmãos e Irmãs do Templo e demais Irmãos em Cristo, dentro dos Princípios que regem as ordens de cavalaria podemos afirmar que somente é verdadeiramente um cavaleiro/dama Templário da Supremus Ordo Templi Internatinalis, aquele(a) que honra o ofício e os princípios da Cavalaria do Templo. Ingressar na Ordem do Templo S.O.T.I. como um Escudeiro ou estar como Sargento ou ser Investido um Cavaleiro ou Dama Templário independente do grau em que esteja, ser um Templário nos dias atuais não é simplesmente vestir um manto e ostentar um título, é algo muito mais profundo do que as pessoas podem imaginar. Todas as vestimentas e as armas de um Templário têm uma significado profundo pela qual se honra a nobreza da Ordem de Cavalaria como Soldados da Milícia Branca de Jesus Cristo, como verdadeiros defensores da Fé, do Amor e da Santa e Madre Igreja de Jesus.

Ao cavaleiro/dama é dada a espada que é feita a semelhança da Cruz para significar que assim como nosso Senhor Jesus Cristo venceu a morte na cruz e nos deu a remissão na qual tínhamos caído pelo pecado de nosso pai Adão, assim o cavaleiro/dama como um iniciado que já morreu para a vida profana (vida de pecados) deve lutar diariamente contra si mesmo, contra todas as suas próprias imperfeições e ainda combater os inimigos da cruz usando a maior arma que o nosso Mestre Jesus nos deixou que é a "espada do amor". Assim a Espada também apresenta um simbolismo duplo, pois representa uma luta externa e uma luta interna diária.

A lança é dada ao cavaleiro/dama para significar a verdade sendo um complemento do escudo, porque a verdade é uma lança que perfura, a lança sempre é golpeada de forma direita e não se torce, assim como a verdade não se torce diante da mentira. A lança que simboliza a verdade consegue traspassar qualquer falsidade e enganação. O ferro da lança significa a força que a verdade tem sobre a mentira pois a verdade é capaz de perfurar e atravessar qualquer falsidade ou mentira. Irmãos a verdade é a base da esperança. Um cavaleiro/dama deve sempre dizer a verdade mesmo que isso o leve a morte.

O escudo é dado ao cavaleiro /dama como proteção para o guerreiro da luz, o escudo protege o cavaleiro/dama diante suas batalhas diárias, o escudo está entre o guerreiro e o seu adversário. O escudo simboliza a verdade de fé em Jesus Cristo. Assim tendo a fé verdadeira e a certeza em Jesus Cristo como escudo o cavaleiro estará protegido quando for golpeado pelas intempéries da vida.

A espora significa zelo, esperteza e o desejo de manter honrada sua Ordem de Cavalaria. Porque é com as esporas que o cavaleiro/dama esporeia o seu cavalo para que vá sempre adiante o mais veloz possível. Um Templário nunca deve olhar para trás, esporeia somente para que possa ir para frente. A espora mostra que o cavaleiro/dama por vezes deve esporear a montada diante de todas as dificuldades da vida e seguir seu caminho com honra e dignidade frente aos obstáculos que o mundo os impõe frente a sua fé.

O Chapéu de ferro (ou Elmo ou ainda conhecido como capacete de ferro) é dado ao cavaleiro/dama para significar vergonha, porque o cavaleiro / dama desprovido de vergonha não pode ser obediente à ordem de cavalaria. Assim como o Templário deve ter vergonha de seus pecados não confessos, o chapéu defende o homem das coisas altas e do que o faz mirar na Terra, pois o foco do cavaleiro/dama deve ser sempre o Reino dos céus e não o Reino deste Mundo. Da mesma forma que o capacete de ferro protege a cabeça que é o mais alto membro que existe no homem, assim a vergonha defende o cavaleiro, para que não se incline a vis feitos, nem a nobreza de sua coragem possa descer à maldade nem ao engano, nem a nenhum mau ensinamento.

A Cota de Malha (armadura de metal vestida debaixo do manto) além de dar proteção a todo o corpo significa uma muralha de proteção contra vícios e as faltas. Assim como uma muralha protege um castelo, a cota de malha protege a nobre coragem do cavaleiro/dama para que não possa entrar nele a traição, nem o orgulho, nem a deslealdade e nem nenhum outro vício.

A sela significa segurança e coragem, significa também os cargos dentro da Ordem de Cavalaria os quais deve se valer o cavaleiro / dama em suas batalhas. Assim como pela sela o cavaleiro/dama está seguro em cima do cavalo deve o templário está sempre seguro em seu cargo, a sela significa a segurança que o cavaleiro/dama deve ter seguindo os caminhos de Jesus Cristo pelas batalhas da vida e desempenhando suas funções dentro da ordem.

O Cavalo além de ser o meio de deslocamento da época, significa a mais alta Nobreza de um Monge e de sua coragem. O cavalo que é um animal sem razão segue aos comandos de seu cavaleiro/dama, assim como o Templário deve seguir os comandos de seu coração. O Freio na boca do cavalo significa a sensatez, o cavaleiro/dama pelo freio, refreia o galopar do cavalo assim como deve refrear a sua boca de falar falsas palavras e falsos testemunhos. E o simbolismo de dois cavaleiros montados em um só cavalo significa que o homem é uma alma e um espírito sobre um ser animal.

As Luvas Brancas significam à pureza de coração com a qual os cavaleiros/damas devem realizar seus serviços, assim como a luva cobre as mãos que um dia já foram usadas para pecar, hoje são usadas somente para servir a Deus sem segundas intenções ou interesses pessoais.

O Manto Negro com a Cruz Vermelha dos Escudeiros e Sargentos significa que os postulantes ainda não adentraram nos ensinamentos maiores de Jesus Cristo, o negro do manto simboliza as trevas que o postulante tem que vencer, simboliza que ele deva vencer a sim mesmo para se tonar digno de receber o manto branco. A cruz vermelha sobre o manto negro significa que é por meio da Cruz que se chega a Jesus Cristo.

O Manto Branco com a Cruz Vermelha dos Cavaleiros que é vestida acima de toda a armadura do cavaleiro significa a proteção espiritual que vem dos céus, assim como toda a armadura protege o corpo do cavaleiro em combate o manto branco com a cruz protege a sua alma e seu espírito de todos os perigos espirituais. O branco significa que o cavaleiro já foi iniciado no caminho da Luz de Jesus Cristo e o vermelho da Cruz simboliza o sangue derramado por Jesus para nossa remissão.

Enfim meus irmãos depois que o cavaleiro/dama é armado com toda esta armadura física e espiritual que acabamos de ver, é rogado a Deus todo poderoso criador do Céu e da Terra que dê ao cavaleiro/dama a "misericórdia", pois assim significa que o cavaleiro/dama mesmo armado não deve confiar somente nas suas armas nem em sua própria força, mas sim em Deus para combater os seus inimigos e aqueles que são contrários à Cavalaria. Entendeis agora porque vários irmãos sentem o peso nas costas de carregar o manto sagrado da ordem? Reflitamos sobre estas palavras e sobre o pesado fardo de nossa missão...


Fr+++ Luiz H. T. Chaves 
Grão-Mestre S.O.T.I.