Porque nós Templários nos chamamos de irmãos e irmãs uns aos outros?

06/05/2020

Queridos Irmãos e Irmãs do Tempo SOTI e postulantes, no Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas no Capítulo 8, 19-21 temos a seguinte passagem: "Naquele tempo a mãe e os irmãos de Jesus aproximaram-se, mas não podia chegar perto dele por causa da multidão, então anunciaram a Jesus, tua mãe e teus irmãos estão aí fora e querem te ver. Jesus respondeu: minha mãe e meus irmãos são aqueles que ouvem a palavra de Deus e as põem em prática"

Meus irmãos este trecho do evangelho de Lucas inaugura uma nova forma de família a "família espiritual" dos verdadeiros discípulos de Jesus que, deixa claro para nós, que os laços que nos unem espiritualmente a Ele e aos seus tem um valor de consideração até maior do que os laços consanguíneos, ser irmão espiritualmente falando está acima de ser irmão de sangue. Recordemos o que nos diz também o prólogo de João: "O que nasce da carne é carne, o que nasce do espirito é espirito, E não nasceram da vontade do homem, mas da vontade de Deus". Vemos novamente agora no Evangelho de João que há uma grande diferença em nascer da carne, no qual nos tornamos parentes de nossos familiares e o nascer no Espírito, pelo qual nos tornamos parentes de Jesus, ou seja, nos tornamos Filho de Deus.

Ser chamado de irmão ou irmã por outro membro Iniciado significa dizer que, quem tem chama por "Irmão/Irmã" esta te reconhecendo como uma pessoa que já morreu para o mundo profano, ou seja, já morreu para o pecado e para o passado de erros e agora vive renascido em Cristo Jesus para a busca pela "Vida Eterna". Ser chamado de Irmão é ser reconhecido que você não é mais uma pessoa que usa o intelecto para analisar e sentir os fatos da vida significa que como Irmão espiritual agora da família de Jesus você é uma pessoa com o coração desperto e age somente pela inteligência do coração diante de qualquer fato que ocorra em sua vida.

Ser discípulo de Jesus é seguir os passos do mestre, é viver o evangelho e colocá-lo em prática e quem vive assim adquiri um status de "grandioso" diante de Deus, pois passa a fazer parte da família Universal do Senhor, se tornando irmão e filhos de Jesus. Todos nós que renunciamos à vida passada de morte e agora vivendo renascido na Luz, somos discípulos de Jesus e formamos uma grande família Espiritual, uma bela família unida por laços de Amor e Fraternidade, pois Cristo nos mostra pela sua paixão e páscoa, que o Amor é mais forte do que a Morte.

Meus irmãos, meditemos sobre estas palavras, deixemo-las penetrar em nosso coação para que seja alimento ao nosso espírito. Para nos mantermos firmes na família de Jesus Cristo é necessário todos os dias alimentar nosso espírito, e o alimento que necessitamos e a Sua palavra.

Fr+++ Luiz H. T. Chaves
Grão-Mestre S.O.T.I.