Padre Wadih Skayem é nomeado Capelão do Priorado Templário do Líbano da SOTI

12/04/2022

No dia 06 de abril deste ano foi nomeado pelo Grão-Mestre da Supremus Ordo Templi Internationalis (Soberana Ordem Templária Internacional - Pobres Cavaleiros de Cristo) a Capelão do Priorado Templário do Líbano o Reverendíssimo Padre Wadih Skayem que será o diretor espiritual do Priorado recém formado no Líbano. 

O Padre Wadih Skayem trabalha como diretor de escolas a mais de 30 anos, ele foi diretor da grande escola do College Centrale em Jounieh por 20 anos e atualmente trbalha na escola Saint Roch School. Ele também é diretor e líder religioso do Convento São Roque em Kleiat no Monte Líbano Além do setor cultural e educacional, ele é muito ativo na organização de atividades de música e pintura para os alunos das escolas. Estudou PHD Sciences de l'Education na instituição de ensino Université René Descartes - Paris V Sorbonne.

Segundo o Capelão do Brasil da SOTI Reverendíssimo Padre Antônio Carlos: "Ótima notícia eu fico muito feliz com e progresso da nossa Ordem Templária. Deus continue abençoando a todos e concordo plenamente com a Nomeação para Capelão da SOTI no Líbano Deus seja Louvado"

Atualmente, existem cerca de 3 milhões de maronitas dispersos em todo o mundo (dos quais 1,4 milhões são ainda habitantes do Líbano, constituindo cerca de 35% da população deste país do Médio Oriente). Contudo, como para efeitos políticos o Líbano se rege pelos dados do recenseamento de 1932, que dava os maronitas como principal comunidade, a Constituição prevê que o cargo de Presidente da República esteja reservado a um maronita. Desde 1895, a Igreja Maronita possui um Vicariato Patriarcal em Jerusalém. A Igreja Maronita é governada por um Patriarca (o Patriarca Católico Maronita de Antioquia, sendo atualmente o Mar Bechara Boutros Raï), juntamente com o seu Sínodo, mas sempre sob a supervisão e obediência do Papa.

Segundo o Prior do Líbano Fr++ Philippe Matta: "Como Prior do Líbano de uma Associação de Templários Católicos é muito importante para nós a direção espiritual do Padre Wadih Skayem pois a Igreja Maronita está em total comunhão com o Papa Francisco, desejo a ele muita luz e sabedoria para nos guiar nos caminhos de Jesus Cristo".


Fotos e fonte: Gabinete do Priorado Templário do Líbano - SOTI