Onde o maior é o menor

24/09/2020

Queridos Irmãos e Irmãs da Supremus Ordo Templi Internationalis vejamos esse belo ensinamento de Jesus que está descrito em Matheus Capítulo 20 versículos do 17 ao 28. "A mãe dos filhos de Zebedeu aproximou-se de Jesus com seus filhos e ajoelhou-se com a intenção de fazer um pedido. Jesus perguntou: O que tu queres? Ela respondeu: Manda que estes meus dois filhos se sentem no teu Reino, um à tua direita e outro a tua esquerda. Jesus, então respondeu-lhes: Não sabeis o que está pedindo. Por acaso podeis beber o cálice que eu vou beber? Eles responderam: Podemos. Então Jesus lhes disse: De fato, vós bebereis do meu cálice, mas não depende de mim conceder o lugar à minha direita ou à minha esquerda. Meus Pai é quem dará esses lugares àqueles para os quais ele os preparou. Quando os outros dez discípulos ouviram isso, ficaram irritados contra os dois irmãos. Jesus, porém, chamou-os e disse: Vós sabeis que os chefes da nações tem o poder sobre elas e os grandes as oprimem. Entre vós não deverá ser assim. Quem quiser tornar-se grande, torne-se vosso servidor, quem quiser ser o primeiro, seja vosso servo. Pois, o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida como resgate em favor de muitos".

Esta passagem que ocorreu a mais de dois mil anos atrás é tão atual e representa perfeitamente o que ocorre na atualidade dos tempos. Muitos estão em torno de Jesus e de sua palavra apenas interessados em uma promoção ou um benefício próprio. Os apóstolos ainda não haviam entendido os propósitos de seu Mestre e encontravam-se tentados pela sede de poder, prestígio e começavam a disputar cargos, buscavam uma posição privilegiada. O poder deste mundo, o ego, as aparências e o dinheiro são capazes de semear a discórdia, a desunião, a inveja e uma competição doentia. Jesus que, como servo humilde do Pai em momento algum de sua missão quis que os "holofotes" ficassem voltado para si, ele sempre deixou claro que tudo que ele realizava era a vontade do "Pai" e não a sua própria vontade, tanto que ele deixou claro que os lugares (um a esquerda e outro a direita) é o Pai quem dará aos que ele mesmo houver preparado.

Em todo o seu ministério divino, Jesus se mostrou como verdadeiro servo de Deus realizando somente a vontade do Pai (realizando a sua obra). Jesus sabia que o seu reinado não era deste mundo e que os bens materiais deste mundo não representam nada diante da salvação de Deus. Não é a quantidade de dinheiro ou poder que você tem neste mundo que irá te salvar, muito pelo contrário irá te prender a este mundo, fazendo que você fique cada vez mais ligado à matéria e menos conectado com a espiritualidade.

Jesus em toda a sua sabedoria e graça dá uma lição aos seus discípulos dizendo: "Quem quiser tornar-se grande, torne-se vosso servidor," deixando claro que de forma alguma não deve haver nenhum tipo de disputas entre os pessoas para entrar no reino de Deus, pois o quem quiser ser o maior diante de Deus terá que ser o menor diante deste "mundo de ilusão". O desprendimento pessoal aos bens materiais realizado com consciência projeta o cristão ao mundo espiritual onde Jesus é o Rei, ou seja "O Reino dos Céus".

Este ensinamento de Jesus é muito válido nos dias de hoje, vemos surgir muitas novas igrejas, grupos, ordens e movimentos religiosos que prometem um lugar privilegiado diante de Deus, mas que na verdade estão em busca das riquezas deste mundo enganando as pessoas incautas com falsas promessas. Lembrem-se sempre irmãos que devemos "servir" a Deus através das pessoas, e não ser "servidos", devemos colocar-nos a serviços dos outros, do bem, da justiça, sem pensar em seu benefício pessoal. É necessário realizar a obra de Deus com o coração aberto, com a pureza de que se realiza a vontade de Deus simplesmente pelo fato de se expressar o amor em gratuidade, livre de recompensas, ter a consciência de que servindo ao próximo você está servindo a Deus e ao Espirito Santo que habita no coração do próximo mesmo que ele não tenha a consciência que Deus também está nele.

Irmãos observem que as pessoas que almejam cargos, que buscam satisfazer o ego, são sempre pessoas que buscam preencher um vazio interno com bens materiais, são pessoas que ainda não tomaram a consciência de que este vazio só pode ser preenchido por Deus, pois nosso coração é o elo que nos liga a Deus, é onde nos comunicamos com Deus e onde Deus habita em nós. Meditemos sobre estas palavras...


Fr+++ Luiz H. T. Chaves

Grão-Mestre SOTI