Investidura de novos Cavaleiros e Damas Templários da SOTI realizada em São José do Rio Pardo-SP
Em uma cerimônia solene, a Soberana Ordem Templária Internacional - Pobres Cavaleiros de Cristo (SOTI) realizou no dia 26 de maio a investidura de onze novos Cavaleiros e Damas Templários em São José do Rio Pardo, no estado de São Paulo. A celebração da Santa Missa de Investidura ocorreu na Igreja de Santa Bárbara na Casa de Retiro Nazaré da Diocese de São João da Boa Vista-SP. A cerimônia foi presidida pelo Diretor Espiritual da SOTI, Sua Excelência Reverendíssima Abade Dom Paulo Celso Demartini O. Cist. e concelebrada pelos Padres e Diácono Capelães: Reverendíssimo Padre Valdo de Omena, Reverendíssimo Padre Pedro Pereira, Reverendíssimo Padre Alci Andrade e Reverendo Diácono Alan Vargas.
O atual Grão-Mestre da SOTI, Fr. Luiz Heleno T. Chaves, investiu os novos Cavaleiros e Damas que passaram por um longo período de formação e passaram também pela cerimônia de Vela de Armas e Iniciação Privada. Mais de 40 membros da ordem de vários estados do Brasil, incluindo Minas Gerais, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina, Alagoas e Rio de Janeiro, participaram do evento. A cerimônia foi marcada por um momento de muita espiritualidade.
A SOTI é uma Associação Privada de Fiéis, com caráter caritativo, filantrópico e sem fins lucrativos, formada por Cavaleiros e Damas que professam a fé Católica Apostólica Romana com o objetivo de congregar o amor de Jesus Cristo, servir à Igreja, servir à sociedade e preservar a tradição da antiga Ordem dos Pobres Cavaleiros de Cristo fundada em 1118 por Hugo Payens em Jerusalém. A Investidura marca o início de uma nova jornada para os novos Cavaleiros e Damas pois, os mesmos se comprometem a seguir os preceitos da Ordem e a defender os valores cristãos.
Após a Cerimônia de Investidura os novos integrantes foram diplomados no jantar de confraternização recebendo os seus certificados de Cavaleiros e Damas da SOTI, na oportunidade o Cavaleiro Padre Valdo de Omena recebeu o Titulo de "Mestre Templário" seguido da "Menção Honrosa da SOTI" concedida ao Irmão Sargento de Capítulo Alexandre de Almeida frente aos relevantes trabalhos voluntários que vem prestando ao Mosteiro dos Monges Cistercienses de São José do Rio Pardo-SP.
Fotos e fonte: Grão Priorado Templário Internacional da SOTI