Formação Templária com Dom Paulo Celso Demartini no Encontro Anual da SOTI

28/05/2024

Durante os dias 25 e 26 de maio, a Soberana Ordem Templária Internacional - Pobres Cavaleiros de Cristo (SOTI) realizou seu "Encontro Anual" na Casa de Retiro Nazaré da Diocese de São João da Boa Vista-SP em São José do Rio Pardo-SP. O evento contou com a presença de mais de 50 integrantes, entre pajens, escudeiros, sargentos, cavaleiros, damas e capelães, provenientes de diversas cidades dos estados de Mato Grosso do Sul, São Paulo, Minas Gerais, Santa Catarina, Rio de Janeiro, Paraná e Alagoas. 

Dentre as diversas atividades, foi realizada uma formação templária com o tema "Os Templários Atuais: O Retorno à Fonte Cisterciense", uma reflexão sobre o carisma cisterciense nos dias de hoje. A formação foi ministrada pelo Diretor Espiritual da SOTI, Sua Excelência Reverendíssima Abade Dom Paulo Celso Demartini, O.Cist., da Abadia Cisterciense de São José do Rio Pardo. Dom Paulo Demartini é um importante líder religioso que recentemente recebeu a medalha de Gran Cruz Honoris Causa da SOTI pelos seus relevantes serviços prestados à Ordem e a sociedade. 

Durante a formação, Dom Paulo Demartini abordou a importância de os templários atuais buscarem inspiração na espiritualidade cisterciense. Ele destacou que, assim como os monges cistercienses, os templários devem se dedicar à oração, ao trabalho e à hospitalidade, vivendo em comunidade e servindo a Deus e ao próximo, como proposto por São Bernardo de Claraval aos Templários. O Abade também enfatizou a necessidade de os templários atuais manterem viva a chama da fé e da devoção, seguindo os passos dos antigos cavaleiros templários. Ele lembrou que, assim como eles, os templários de hoje devem estar prontos para defender a Igreja e os valores cristãos, sempre com humildade, caridade e determinação.

A formação foi muito bem recebida pelos participantes, que se sentiram inspirados e fortalecidos em sua vocação templária. Muitos destacaram a importância de se manterem fiéis aos princípios cistercienses de simplicidade, austeridade e oração, mesmo em meio aos desafios do mundo moderno. A formação templária da SOTI com Dom Paulo Celso Demartini foi um momento de grande importância para os participantes, que puderam reafirmar seu compromisso com a Ordem e se inspirar na espiritualidade cisterciense para enfrentar os desafios do mundo atual. Após a formação, os postulantes se dirigiram para a Vela de Armas e se deu incio à Investidura de novos Cavaleiros e Damas Templários da SOTI.


Fotos e fonte: Grão Priorado Templário Internacional - SOTI