Fazer o bem sempre, essa é a vontade do Pai

20/01/2023

Queridos Irmãos e Irmãs, hoje iremos meditar sobre a prática do bem. Nós, nascemos livres e à medida em que vamos crescendo e desenvolvendo nosso intelecto, referenciados pelos ensinamentos que recebemos pautados nos princípios, na dignidade e nos valores humanos e religiosos que recebemos, vamos lentamente tomando consciência do que é certo ou errado.

Hoje vamos refletir uma passagem do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos do Capítulo 3, versículos do 1 ao 16. Ouçamos esta passagem: "Naquele tempo, Jesus entrou de novo na sinagoga. Havia ali um homem com a mão seca. Alguns o observavam para ver se haveria de curar em dia de sábado, para poderem acusá-lo. Jesus disse ao homem da mão seca: "Levanta-te e fica aqui no meio!" E perguntou-lhes: "É permitido no sábado fazer o bem ou fazer o mal? Salvar uma vida ou deixá-la morrer?" Mas eles nada disseram. Jesus, então, olhou ao seu redor, cheio de ira e tristeza, porque eram duros de coração; e disse ao homem: "Estende a mão." Ele a estendeu e a mão ficou curada. Ao saírem, os fariseus com os partidários de Herodes, imediatamente tramaram, contra Jesus, a maneira como haveriam de matá-lo."

Para refletirmos sobe esta passagem é preciso entender o contexto da época de Jesus, onde a Lei não permitia fazer nada nos dias de sábado. O sábado para os judeus é considerado sagrado e qualquer atividade realizada no dia de sábado além de ser contra a lei era uma afronta conta as autoridades religiosas e civis da época.

Jesus que é o Verbo de Deus encarnado não se prende as leis mundanas, costumes, tradições e nem mesmo ás leis religiosas da época, os sacerdotes não reconheciam a Divindade de Jesus e procuravam de toda forma encontrar um meio para acusar, prender e matar Jesus.

Porém Jesus incomodava muito por não seguir as leis religiosas do antigo testamento, pois ele mesmo é a nova lei que veio para ser instaurada. Jesus é o vinho novo, a água viva, o Deus vivo que tomou forma humana para mostrar o caminho para o "Reino dos céus", Jesus é o novo testamento.

Veja irmãos a fala de Jesus: "É permitido no sábado fazer o bem ou fazer o mal?".Jesus com suas ações rompe as leis da época e realiza um milagre curando a mão seca do homem, mostrando a todos presentes na sinagoga que fazer o bem, fazer a obra de Deus está acima de tudo, pois o amor é a vontade do Pai. Quando se faz o bem, está se realizando a expressão do amor, e para a manifestação do amor de Deus não existe impedimentos humanos.

Observemos também a ordem que Jesus dá ao aleijado antes de realizar a cura: "Levanta-te e fica aqui no meio!". Mais uma vez Jesus rompe com os costumes, tradições e leis da época, pois, quem era doente não poderia tocar, nem se aproximar de quem era sadio, as doenças eram consideradas castigos de Deus, e Jesus traz o homem doente para o centro, para junto de ti, colocando o homem com a mão seca ao seu lado, mostrando a todos o valor que o ser humano tem pra Deus, Jesus coloca o homem no centro onde ele não poderia estar aos olhos dos homens.

Nós, podemos ir além e encontrar um lindo ensinamento simbólico nesta passagem do Evangelho. As mãos representam a nossa capacidade de trabalhar, de tocar o mundo, e ter a mão seca significa que ele tinha uma mão aleijada, ele seria incapaz de construir as suas próprias obras, ou seja, com um defeito nas mãos, a pessoa estava impossibilitada de ganhar o pão de cada dia. Aqui simbolicamente além do pão físico temos a incapacidade de conseguir o "pão da vida" ou seja, o alimento da alma. Sozinho defeituoso o homem não consegue o alimento espiritual para a sua salvação. E, Jesus o traz para o centro da sinagoga, ou seja, simbolicamente o traz para o centro do seu coração. Essa passagem simboliza que, Jesus traz através da sua palavra o homem aleijado para o seu coração, restaurando-o, curando-o de toda enfermidade física e espiritual. O homem aleijado simboliza todos nós.

Essa cura física e espiritual se fez no dia de sábado, que no contexto da época era um absurdo, mostrando-nos Jesus que a sua "palavra é vida e salvação", e que, para ela não há tempo, nem dia, nem hora. Deus nos ama o tempo todo, e todo o tempo é hora de fazer o bem.

Para finalizar nossa reflexão tomemos o seguinte versículo: "Jesus, então, olhou ao seu redor, cheio de ira e tristeza, porque eram duros de coração". Esta passagem do evangelho nos mostra o que deixa Jesus irado e triste ao mesmo tempo, é a dureza do coração. Até hoje o homem não consegue entender, experienciar e viver a palavra de Deus por causa da dureza do seu coração.

Meditemos sobre estas palavras, e reflitamos. Em que parte da nossa vida precisamos mudar, para que Jesus possa nos curar para que não tenhamos a dureza de coração. Eu tenho feito o bem sempre que posso?


Fr.+++ Luiz Heleno T. Chaves

Grão-Mestre SOTI