É preciso voltar para a casa do Pai

25/08/2022

Queridos Irmãos e Irmãs, ao analisarmos o primeiro livro da Bíblia que é o livro do Gêneses (criação) observamos que no início o homem fora criado a imagem e semelhança de Deus e o mesmo vivia juntamente com o seu criador no "paraíso" (reino de Deus). O homem via, falava e convivia junto com Deus. Por desobediência o homem foi expulso desse paraíso, daí todos conhecem a história de Adão e Eva, a maçã e o pecado, toda essa história simboliza que homem em um determinado momento desobedeceu às ordens Divinas e foi expulso do paraíso, sendo separado da convivência direta com Deus, podemos até dizer que o homem ficou "cego para o mundo espiritual" (reino de Deus) ficando limitado à matéria física.

A criatura sem o seu criador passou a viver na cegueira espiritual, e não mais enxergando Deus mergulhou em sim mesmo, no seu ego, mudando seus valores, passando a admirar o mundo material e os seus bens, ignorando a existência do mundo espiritual. Assim o homem vive de passagem pelo mundo perdido em sim mesmo, as pessoas mais sensíveis conseguem sentir que existe um "vazio" dentro de si e que nada pode preenche-lo, este vazio nada mais é que a ausência da presença "Divina", muitos procuram preencher esse vazio interno com as coisas mundanas e os prazeres da vida e com os seus valores invertidos mergulham cada vez mais nas aparências físicas, alimentando o ego, as vaidades, o status, a aprovação social, etc etc... O fato é que nada disso será suficiente, isso apenas irá gerar um ciclo vicioso, pois esse vazio só pode ser preenchido por Deus.

Deus por infinita misericórdia, amando o mundo de tal forma, se fez homem e veio habitar entre nós, dando a possibilidade a aqueles que desejam voltar para o "paraíso" (Reino dos céus). O amor de Deus é tão esplendoroso que é até difícil de entender como o "Criador" se fez como "criatura" para nos dar o caminho de volta para casa. Vindo de uma "virgem" que é símbolo da pureza humana, Cristo traçou o caminho de volta para a casa do Pai, o caminho do amor foi ensinado a mais de dois mil e vinte dois atrás, porém o homem pela dureza do seu coração ainda não consegue enxergar o amor e continua perdido nas "coisas deste mundo material".

Com o sacrifício do gólgota (crucificação) abraçando todas as misérias da humanidade com amor divino, Cristo rasgou o véu da separação entre homem e Deus tornando possível o retorno do homem para Deus. Hoje cabe a cada um de nós no mais íntimo do nosso coração abraçar esse caminho de volta.

O caminho de volta não é fácil, pois este caminho é justamente o oposto do que o mundo prega, o caminho do amor não passa pela lógica e pelos valores deste mundo, o caminho do amor passa pelo desprendimento e gratuidade. Traçar o caminho de volta e lutar contra o mundo, e lutar contra si mesmo, é abraçar as dores da humanidade e com o amor usar de trampolim para dar os passos necessários.

Eu sonho com o dia que eu conseguirei retornar ao paraíso, meu coração vibra ao ponto de chorar pela necessidade de antecipar a chegada daquele que nunca se ausentou, eu tenho sede e fome desse amor, eu sou a criatura que sofre pela distância do seu criador.

Jesus é a beleza que se mostra sem que os olhos passam ver, a tua presença pode ser notada, é uma presença que não se vê com os olhos, mas uma presença que sente com o coração, nesta presença procuro seguir suas pegadas que nos levam ás belezas anunciadas (reino de Deus). Mistério e amor se unem e nos faz imaginar tamanha beleza do que fora anunciado, esta realidade não se vê, mas o coração que sabe crer consegue nitidamente sentir a sua grandiosidade. Deus nunca esteve longe do homem, o homem que se afastou de Deus...


Fr+++ Luiz Heleno T. Chaves

Grão-Mestre SOTI