É preciso ter fé mesmo em tempos difíceis

07/01/2021

Queridos irmãos e irmãs, a humanidade está passando por um momento delicado de sua existência, estamos diante de uma Pandemia Global que nos faz isolarmos da sociedade, afastarmos fisicamente das pessoas que amamos e das atividades públicas que exercemos e gostamos de fazer. Estamos tendo que aprender a lidar com a vida diante das situações atuais, nossas reuniões capitulares estão suspensas, as celebrações das Santa Missa estão sendo realizadas com números restritos de fiéis, as pessoas estão se reinventando no "home office" dentre tantas as adaptações que estamos tendo que fazer para encararmos de frente a situação em que vivemos.

O medo parece bater à porta de nossas casas a todo instante, seja pela TV, rádio, mídias sociais, o assunto é sempre o mesmo: Isolamento social, medidas preventivas e aumento dos números de contaminados e óbitos pelo COVID 19. É necessário ter fé mesmo nestes momentos difíceis e cabe a nós como Templários os Pobres Soldados de Cristo enfrentar todos estes obstáculos diários que este momento nos impõe, enfrentar esta batalha de medo e apreensão tento a mesma certeza de fé que o salmista afirma no Salmo 27 versículos 1: "O Senhor é a minha luz e a minha salvação; de quem terei temor? O Senhor é o meu forte refúgio; de quem terei medo?"

Em Deuteronômio 31:6 temos a seguinte afirmação: "Sejam fortes e corajosos. Não tenham medo nem fiquem apavorados por causa delas, pois o Senhor, o seu Deus, vai com vocês; nunca os deixará, nunca os abandonará". E em 1 Crônicas 28:20 temos a seguinte passagem encorajadora: "Seja forte e corajoso! Mãos ao trabalho! Não tenha medo nem desanime, pois Deus, o Senhor, o meu Deus, está com você. Ele não o deixará nem o abandonará até que se termine toda a construção do templo do Senhor."

Acolhendo estas afirmações de fé e coragem, diante das turbulências, devemos aprender a viver o momento que estamos passando com fé e sabedoria procurando entender o que Deus pode nos dizer em nossos corações nestes "tempos difíceis" que estamos vivendo. Eu particularmente lhes revelo que em meu coração sinto que tudo o que nós estamos vivendo traz-nos uma grande lição. Esse isolamento social nos força a encarar a nós mesmos, nossas fraquezas, nossas limitações, nossa fé e põe em prova nossa perseverança. É o momento que a humanidade está tendo para olhar para dentro de si, buscar a Deus dentro do seu próprio coração, reconciliar-se consigo mesmo e com Deus, sem medo de abrir o seu coração e o entregar-se a Jesus Cristo. É o momento da batalha interior, voltar-se para si mesmo, cada um terá o seu aprendizado pessoal diante das próprias experiências de vida e fé, mas o importante é não se deixar levar pelo desespero. Enquanto a ciência trava uma "batalha externa" lutando pela busca de uma vacina e cura, nós devemos vencer a batalha interna de nosso coração.

Irmãos e irmãs do Templo tomem todas as medidas sanitárias necessárias para se prevenirem contra o Coronavírus mas guardem em vossos corações o que o Apóstolo Mateus nos diz: "Não tenham medo dos que matam o corpo, mas não podem matar a alma. Antes tenham medo daquele que pode destruir tanto a alma como o corpo" (Mateus 10:28), pois só assim irmãos podermos com o amor necessário encarar a nós mesmos e ter forças para permanecer de pé na fé diante de Jesus e Maria para assim acolher em nossos corações e sem medo do que estamos vivendo na atualidade, é o que João nos diz: "No amor não há medo, ao contrário o perfeito amor expulsa o medo, porque o medo supõe castigo. Aquele que tem medo não está aperfeiçoado no amor" (1João: 4:18).

É na batalha que o soldado se mostra forte não no repouso de seu leito, é neste momento que temos que demonstrar a nossa força e fé, tomarmos todas as medidas de prevenção contra o COVID-19 e assim encarar a situação atual, com amor, esperança e a certeza que Deus nos ama e caminha conosco, pois todos nós sairemos vitoriosos desta batalha. Meditemos sobre estas palavras..


Fr+++ Luiz H. T. Chaves
Grão-Mestre do Templo SOTI