A oração da Ave Maria

26/05/2020

A Oração da Ave Maria para nós Templários tem um significado muito profundo e especial. Pois ela é a Mãe de Deus, o primeiro sacrário vivo, a nova Arca da Aliança, por Maria todo o Mistério do Cristo teve início. Meditemos sobre a oração da "Ave Maria".

Ave Maria cheia de graça: Sim, Maria é repleta da "graça" de Deus e benefícios numerosos saem de suas mãos aos que rogam a Deus por ela. É ela quem acompanha e aponta o caminho da Luz para este Mundo que é o seu filho Jesus. Maria é o início da realização da Nova e Eterna Aliança entre Deus e o Homem.

O Senhor é convosco, Bendita sois vós entre as mulheres: Este trecho da oração nos afirma que Deus está com Maria (é convosco) sem dúvidas é "bendita" entre todas as mulheres que já pisaram e ainda vão pisar na face da Terra. Pois ela foi eleita por Deus para trazer em forma divina e humana a Segunda Pessoa da Santíssima Trindade.

Bendito é o fruto do vosso Ventre Jesus: O fruto de teu ventre é a Luz que irá iluminar toda a humanidade que jazia nas trevas. "Bendito" Jesus que veio trazer o Caminho para se chegar a Deus diretamente por ele. O fruto do teu ventre é o "alfa" e o "ômega".

Santa Maria mãe de Deus: Essa frase da oração nos traz a certeza que ela é sem dúvidas mãe do Verbo Encarnado. Ela, além de mãe é o modelo feminino da humanidade redimida por seu filho Jesus. Ela é a nova Eva.

Rogai por nós pecadores: Por nossa fé suas rogativas atingem todos os estágios da vida seja ele material, mental ou espiritual, pois como no magnificat se fez serva do Senhor e manteve-se fiel em todos os níveis do projeto de Deus para a sua realização.

Agora e na hora de nossa morte. Amém: Irmãos porque rogamos a Maria em nosso tempo é fácil de entender, mas porque também rogamos a ela "na hora de nossa morte. Amém"? A nossa Mãe roga por nós a cada momento, mesmo que não tenhamos consciência disso; especialmente protege aqueles que lhe são consagrados fervorosamente. De modo especial, defende-nos na hora da morte. Quantas almas a Virgem Maria salva na hora da morte! São Bernardo dizia que não é possível que se perca um só bom filho de Maria. Por isso, pedimos insistentemente que ela rogue por nós, sobretudo na hora decisiva de nossa morte

Assim irmãos nós Templários temos uma Veneração muito grande à Maria, temos absoluta fé em sua ação e participação perante os projetos de Deus. Sabemos que os mistérios de Maria e da Encarnação do Verbo são muito maiores que do que nós imaginamos. Maria desde o princípio de sua missão sempre agiu com humildade, manteve-se humilde e recolhida até o fim da missão de seu filho, manteve-se como serva, Maria em sua grandiosidade de "graça" se manteve pequena para que ninguém perdesse do foco maior que é seu filho "Jesus Cristo". Meditemos sobre estas palavras...


Fr+++ Luiz H. T. Chaves
Grão-Mestre S.O.T.I.