A necessidade de se desprender deste mundo

01/07/2020

Queridos Irmãos e Irmãs da Ordem Templária - Supremus Ordo Templi Internationalis, o caminho da Iniciação Cristã é o caminho do Gólgota, seguir os passos do Mestre Jesus e abraçar a sua cruz e seguir o mesmo caminho que o Cristo seguiu. Quando o postulante ao Templo inicia sua jornada rumo a iniciação ele se deparará com diversos obstáculos e barreiras que o impedirão de seguir no sendeiro da luz. Só há uma força capaz de superar todos estes obstáculos até a chegada ao calvário, esta força é o "amor", somente através do amor o postulante conseguirá vencer e chegar ao objetivo final de todo Cristão que é se unir a Deus por Jesus Cristo nosso Mestre e Senhor.

No Evangelho de Lucas Capítulo 9 versículos 57 ao 62 temos: "E aconteceu que, indo eles pelo caminho, um deles lhe disse: Senhor, irei segui-lo para onde quer que fores. E disse-lhe Jesus: As raposas têm covas, e as aves do céu tens ninhos, mas o Filho do homem não tem onde reclinar a cabeça. E disse a outro: Segue-me. Mas ele respondeu: Senhor, deixa que primeiro eu vá a enterrar meu pai. Mas Jesus lhe disse: Deixe que os mortos o enterrem os seus mortos; porém tu vai e anuncia o reino de Deus. Disse também outro: Senhor, eu te seguirei, mas deixa-me despedir primeiro dos que estão em minha casa. E Jesus lhe disse: Quem pega no arado e olha para trás, não está apto para o reino de Deus." Queridos irmãos esse trecho do Evangelho de Lucas nos mostra claramente que o chamado de Jesus é duro e requer desprendimento total das coisas deste mundo, pois as coisas de Deus não são deste mundo. Ou se ama a Cristo e o segue ou se ama as coisas deste mundo. Não há o que se despedir primeiro para depois ir seguir a Cristo "Quem pega no arado e olha para trás, não está apto para o reino de Deus".

O caminho da Iniciação passa pelo desapego pela matéria deste mundo, é preciso tomar consciência que as coisas físicas deste mundo, as riquezas materiais não tem nenhum valor para quem almeja chegar até Deus ou seja "entrar no reinos dos céus", pelo contrário as coisas materiais o prende a este mundo e o afasta da espiritualidade. Só se entra no reino de Deus quem se desprende deste mundo de trevas. Vencer e superar a matéria, o ego, a opinião pública, as vaidades, as aparências do mundo, desapegar dos laços que nos prendem a tudo e a todos é o caminho do Gólgota. Quando o postulante tomar consciência de que deve se libertar de tudo isso que te prende a este mundo ai ele terá conseguido carregar a sua cruz até o calvário e está pronto pra ser crucificado pelo mundo.

Ser crucificado é o símbolo maior de entrega por amor, significa que nada mais neste mundo te prende e que por amor a Deus e a toda criação você rompe todos os seus laços com este mundo e se entrega definitivamente nas mãos do criador e com um último suspiro dizer: "Pai em tua mãos entrego meu espirito". A lança do destino irá te traspassar com um golpe certeiro pelas mãos de Centurião Longinus que representa a humanidade para ter certeza que sua entrega foi totalmente concretizada.

Agora morto para este mundo o postulante estará pronto pra ressuscitar para a vida eterna em Cristo. Somente pelo caminho de Jesus Cristo é que podemos chegar a Deus. Jesus nos mostrou o caminho e se fez caminho para todos aqueles que querem chegar à Deus por ele. Jesus é o caminho a verdade e a vida. Quando Jesus disse "deixem que os mortos enterrem os seus mortos" ele estava querendo dizer que ele é a "Vida Eterna" e que quem crê nele nunca morrerá, e que não há Vida fora dele, porém os que não o segurem já está morto pois não há vida fora de Jesus. Jesus verdadeiro Deus e verdadeiro Homem. Meditemos sobre estas palavras...


Fr+++ Luiz H. T. Chaves
Grão-Mestre SOTI