A Caridade vai além do que imaginamos

14/05/2020

Meus irmãos e irmãs do Templo, falar da caridade é falar da expressão do amor e nesse ponto no livro de Tiago nos Capítulo 2 versículos de 14 a 18 nos traz uma profunda reflexão nos mostrando que a caridade é o amor em ação e de que nada vale ter fé se não expressarmos essa fé me obras. Fechem o olhos e reflitam esta passagem de Tiago: "Meus irmãos, que interessa se alguém disser que tem fé em Deus e não fizer prova disso através de obras? Esse tipo de fé não salva ninguém. Se um irmão ou irmã sofrer por falta de vestuário, ou por passar fome, e lhe disserem: "Procura viver pacificamente e vai-te aquecendo e comendo como puderes", e não lhe derem aquilo de que precisa para viver, uma tal resposta fará algum bem? Assim também a fé, se não se traduzir em obras, é morta em si mesma. Poderão até dizer: "Tu tens a fé, mas eu tenho as obras. Mostra-me então a tua fé sem as obras. Porque eu dou-te a prova da minha fé através das minhas boas obras!"

Esta passagem do livro de Tiago nos faz refletir profundamente sobre todos os nossos conceitos de fé pois ele afirma que a fé sem obras de nada vale e não pode salvar ninguém. A fé só tem expressão de ser se for convertida em amor pelas obras e nesse ponto o autor do livro bíblico está correto, de que vale eu ter fé se esta fé não produz nenhum fruto? De que vale eu ter fé e ver o meu irmão passar fome e nada fizer? De que vale eu ter fé e não ajudar quem está em uma situação difícil? A fé em Deus, a fé na salvação de Cristo Jesus não consiste somente em adorações ela passa pela prática diária da caridade, dizer que tem fé é abraçar as causas mundanas, dizer que tem fé é sofrer junto com que sofre, dizer que tem fé é carregar a sua própria cruz e ainda ajudar os outros a carregarem as suas cruzes. A fé sem caridade é morta em si, pois não passará de uma teoria sem prática.

Irmãos se dermos sequência no Capítulo de Tiago nos versículos 19 e 20 teremos uma afirmativa pesada e forte, ouçamos: "Crês que há um só Deus? Estás muito certo. Mas lembra-te que os demónios também creem e tremem! És uma pessoa bem insensata se não conseguires compreender que a fé sem obras não vale de nada". Veja irmãos que o fato de somente crer não é fonte de salvação pois até os demônios creem e temem a Deus, novamente o autor do texto bíblico afirma que a fé sem obras não vale nada.

A rotina cotidiana nos faz cair em um rito diário que nos neutraliza para os sentimentos que estão ao nosso redor, acordamos sempre atrasados para o serviço, vamos todos os dias correndo para o trabalho, quando retornamos para nossas casas vários afazeres nos tomam todo o tempo, problemas na família, no serviço etc etc, entramos numa rotina viciante que nos faz cegar para a realidade em nossa volta, não percebemos que no caminho para o serviço podemos passar por pessoas que as vezes estão com fome, quando vamos ao banco ou a um mercado passamos por pessoas que estão com os corações feridos e machucados e nem nos damos conta, quantas pessoas precisando de um remédio ou agasalho e nós não percebemos? E vale ressaltar que o remédio as vezes não é só aquele que compramos na farmácia, o remédio as vezes é uma "palavra", um acolhimento, o agasalho as vezes não é só os cobertores as vezes é um abraço ou aperto de mão que vem a agasalhar um coração.

Nós como Templários temos que nos policiar sempre para não cairmos na "ilusão" da falsa fé das "aparências" pois nós somos soldados da fé, e se somos soldados da fé e se não existe fé sem obras onde estão as nossas obras? Daí onde muitos irmãos e irmãs se perdem, ser templário não é só colocar um manto e postar fotos, posso afirmar sem medo de errar que muitos irmãos que estão na ordem do Templo não são templários, vivem como se fosse um teatro bonito rodeado de ritos maravilhosos, mas ainda não sentiram em seus corações o significado da pureza do manto branco nem o peso da cruz no peito que é símbolo do "amor". Temos a necessidade de sermos templários também fora do Templo, precisamos ser templários em nossas casas, na nossa família, no nosso recinto de trabalho, nos grupos sociais, enfim em todos os lugares. Ser um templário e dizer que tem fé e sem obras, é ilusão.

Irmãos a caridade vai além do que imaginamos, ela é a expressão da fé e ao mesmo tempo é o amor em prática, a caridade tem o poder modificar corações. Termino esta reflexão com o versículo 26 do Livro de Tiago para que possa refletir no mais íntimo de vossos corações o significado de ser templário e a necessidade de viver a "verdadeira fé em Cristo praticando as suas obras de amor". Reflitamos: "Tal como o corpo está morto se não há espírito nele, assim também a fé sem obras está morta."


Fr+++ Luiz H. T. Chaves
Grão-Mestre S.O.T.I.